Presidente Lula anuncia concurso para a Polícia Federal
Ministros da Justiça, da Gestão e diretor-geral da Polícia Federal afirmam, após reunião com o presidente Lula, certema para preencher 2 mil vagas
30/01/2025
Foto: Reprodução da Internet

O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, anunciaram que o Governo Federal pretende recompor o quadro defasado de pessoal da Polícia Federal nos próximos dois anos.

Segundo Lewandowski, o efetivo atual conta 13 mil servidores, enquanto o quadro de histórico da corporação é de 15 mil. Desse modo, o presidente Lula determinou, após reunião no final da tarde desta quarta-feira (29/1), a realização de concurso público para o preenchimento dessas 2 mil vagas, sendo metade ainda em 2025, e a outra metade no ano que vem.

Sobre as próximas etapas, a ministra Esther Dweck explicou que deve ser publicada, no mês de fevereiro, a portaria de autorização do concurso público para que a partir dela a PF possa dar andamento ao certame. “Essa autorização é dada agora, mas a entrada efetiva deve ocorrer a partir do final do ano”, explicou, acrescentando que o concurso será realizado pela Polícia Federal. O concurso de 2025 terá 1000 vagas com provimento adicional de mais 1000 vagas em 2026.

“Teremos vagas para todos os cargos policiais: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. Agora vamos nos sentar com as nossas equipes para ver quantas vagas para cada cargo e aí poderemos anunciar esse quantitativo e os valores”, concluiu o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues.