O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, nesta segunda-feira (8), as novas regras que podem reduzir em até 80% o valor para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A iniciativa, chamada “CNH do Brasil”, foi apresentada em cerimônia no Palácio do Planalto e entra em vigor após a publicação no Diário Oficial da União.
Entre as principais mudanças estão o fim da obrigatoriedade das aulas teóricas e práticas em autoescolas, a oferta de curso teórico gratuito em formato digital e a possibilidade de aprendizado com instrutores independentes. Segundo o governo, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação devido ao alto custo e à burocracia, cenário que deve começar a mudar com o novo sistema.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, também destacou que motoristas considerados bons condutores terão direito à renovação automática e gratuita da CNH. Durante o evento, o governo ainda apresentou a nova versão do aplicativo oficial, que também leva o nome “CNH do Brasil”.
