A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), vai encerrando a primeira semana de fevereiro em céus de brigadeiro no que diz respeito à avaliação popular de sua gestão. Pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (6) pela CBN e pelo Blog do Elielson, aponta que a aprovação do governo estadual chegou a 61%, um avanço em relação ao levantamento anterior.
Em outubro de 2025, o índice era de 57%, o que indica uma oscilação positiva dentro da margem de erro. No mesmo período, a desaprovação caiu de 39% para 34%, enquanto 4% dos entrevistados afirmaram não saber avaliar a administração.
Interior garante força na avaliação:
O desempenho da governadora é puxado principalmente pelo interior do estado, onde 68% dos entrevistados aprovam a gestão. Já na Região Metropolitana do Recife, a avaliação é mais contida, mas ainda majoritária, com 53% de aprovação.
Na análise geral do governo, 38% dos pernambucanos classificam a gestão como “ótima” ou “boa”, número superior aos 36% registrados na pesquisa anterior. Outros 36% consideram o governo “regular”, enquanto 23% avaliam a administração como “ruim” ou “péssima”, um ponto percentual a menos em relação ao último levantamento.
A diferença regional também aparece nesse recorte: no interior, 45% dos entrevistados avaliam o governo de forma positiva, contra 29% no Grande Recife.
A pesquisa ouviu 1.022 pessoas, entre os dias 2 e 4 de fevereiro, e possui margem de erro de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob os números PE-09595/2026 e BR-06559/2026.
