O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre deu um passo importante em direção à inclusão e à acessibilidade com a inauguração, nesta sexta-feira (04), da sua primeira sala sensorial dedicada ao acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Com a indicação da Deputada Federal Iza Arruda (MDB-PE) e execução do Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a sala é a primeira do Nordeste.
O novo espaço foi projetado para oferecer um ambiente calmo, acolhedor e adaptado às necessidades sensoriais das crianças autistas, proporcionando uma experiência de viagem mais tranquila e respeitosa. A ação faz parte das atividades do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, e está alinhada ao Programa Asas para Todos, coordenado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A criação das salas sensoriais é uma das medidas previstas no plano de ação assinado em abril de 2024 por diversas instituições, incluindo o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), a Associação de Aeroportos do Brasil (ABR), a Azul Linhas Aéreas e a Deputada Federal Iza Arruda. O objetivo é tornar o transporte aéreo mais acessível e menos traumático para pessoas com TEA.
A sala do Recife é equipada com recursos de estímulo controlado, como iluminação suave, isolamento acústico, brinquedos sensoriais e mobiliário adaptado, garantindo conforto e segurança às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em momentos de espera antes do embarque. A iniciativa foi pensada com o apoio de especialistas em neurodesenvolvimento e de entidades ligadas à causa do autismo.
Com a entrega da sala no Aeroporto do Recife, o governo federal reforça seu compromisso com a ampliação de políticas de inclusão em aeroportos de todo o país, garantindo que cada passageiro – independente de suas necessidades – seja recebido com respeito e dignidade.