Avanço do PSD em Pernambuco reflete estratégia bem-sucedida de Raquel Lyra
Rodrigo Pinheiro deve ingressar ao PSD nos próximos dias
01/07/2025
Foto: Reprodução da Internet

Desde que ingressou na vida pública, Raquel Lyra (PSD) tem construído uma trajetória política marcada por vitórias consecutivas e articulações estratégicas que a consolidam como uma das principais lideranças do cenário político pernambucano.

Com passagens pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde foi deputada estadual por dois mandatos pelo PSB, e pela Prefeitura de Caruaru, onde governou a cidade por dois mandatos consecutivos, já filiada ao PSDB, Raquel nunca perdeu uma eleição. Em 2022, venceu a disputa pelo Governo do Estado, tornando-se a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco.

Após assumir o comando do Estado, Raquel Lyra trocou o PSDB pelo PSD, partido pelo qual vem ampliando sua base de apoio político em ritmo acelerado. O partido elegeu, em 2022, 20 prefeitos e hoje, a legenda já reúne quase 70 prefeitos pernambucanos filiados, um número expressivo que reflete a força da governadora na articulação política municipalista.

O movimento de filiações pode ganhar ainda mais fôlego nos próximos dias, com a possível entrada do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, no PSD.

A trajetória de Raquel Lyra é marcada por planejamento estratégico, construção de alianças regionais sólidas e forte presença nos municípios, um modelo de articulação que vem redefinindo o equilíbrio de forças em Pernambuco. A governadora parece determinada a não somente governar, mas também a construir um legado duradouro na política estadual.

E não para por aí. O PSD, o partido estratégico para a governadora, foi o partido que mais elegeu prefeitos em 2024 no país, somando 885 cadeiras. E, ainda mais, o partido é da base do governo do presidente Lula (PT), com quem Raquel tem grande sintonia.