Bolsonaro pede autorização ao STF para internação imediata e conversão da prisão em domiciliar humanitária
Equipe jurídica afirma que o ex-presidente vem enfrentando crises persistentes de soluços e agravamento de uma hérnia inguinal unilateral
10/12/2025
Foto: Reprodução da Internet

 

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou, nesta terça-feira (9), um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a liberação imediata do ex-chefe do Executivo para internação no Hospital DF Star, em Brasília. Segundo os advogados, Bolsonaro precisa passar por intervenções cirúrgicas devido ao agravamento de seu estado de saúde nas últimas semanas.

No documento, a equipe jurídica afirma que o ex-presidente vem enfrentando crises persistentes de soluços e agravamento de uma hérnia inguinal unilateral. A defesa acrescenta que Bolsonaro também registrou episódios de falta de ar e síncope, o que reforçaria a necessidade de cuidados médicos urgentes.

Os advogados detalham que os procedimentos previstos requerem uma internação hospitalar de cinco a sete dias. Diante disso, solicitaram ainda que a atual prisão seja substituída por prisão domiciliar humanitária, com o uso de monitoramento eletrônico.

A defesa argumenta que a mudança no regime de cumprimento da medida é compatível com princípios constitucionais, como a dignidade da pessoa humana, o direito à saúde e a proteção integral ao idoso, apontando que a situação clínica de Bolsonaro exige atenção especial.