O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que o Brasil e países da América Latina precisam dos Estados Unidos mais dos que os norte-americanos precisam deles. Trump fez essa afirmação enquanto assinava de decretos no Salão Oval da Casa Branca na segunda-feira (20), depois de seu discurso de posse recheado de ameaças aos imigrantes de origem hispânica.
Perguntado por uma jornalista brasileira se pretendia responder à proposta de paz na Ucrânia elaborada pela China e pelo Brasil, Trump disse que não conhecia a proposta. Em seguida, comentou sobre como avalia a relação do Brasil e países da América Latina com os Estados Unidos: “Boa. Eles precisam de nós, mais do que precisamos deles. Nós não precisamos deles, eles precisam da gente. Todo mundo precisa da gente.”
Lula:
Mais cedo nesta segunda-feira, o presidente Lula (PT) disse que não quer uma disputa com os Estados Unidos. "Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e eu, como presidente do Brasil, torço para que ele faça uma gestão profícua para que o povo americano melhore e para que os Estados Unidos continuem a ser o parceiro histórico que é do Brasil", declarou na abertura na primeira reunião ministerial do ano.
Com informações do Correio Braziliense.