Lula conversa por telefone com Trump e fala em retomada das relações entre Brasil e EUA
O diálogo foi cordial e que ambos relembraram “a boa química” do encontro anterior
06/10/2025
Foto: Reprodução da Internet

O presidente Lula (PT) informou, nesta segunda-feira (6), que recebeu um telefonema do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa, que durou cerca de 30 minutos, foi compartilhada por Lula em suas redes sociais e marcou, segundo ele, uma oportunidade para a “restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.

Lula afirmou que o diálogo foi cordial e que ambos relembraram “a boa química” do encontro anterior, ocorrido em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU.

Durante a ligação, o presidente brasileiro destacou que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Lula aproveitou o contato para solicitar a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos nacionais, além de pedir o fim das medidas restritivas impostas contra autoridades brasileiras.

Segundo o relato, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às tratativas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ainda conforme a publicação, Lula e Trump concordaram em se encontrar pessoalmente em breve. O presidente brasileiro sugeriu que o encontro ocorra durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia, reiterou o convite para que Trump participe da COP 30, em Belém (PA), e também manifestou disposição para visitar os Estados Unidos.

Lula acrescentou que ele e Trump trocaram números de telefone para manter uma via direta de comunicação. A conversa contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad e Sidônio Palmeira, além do assessor especial Celso Amorim.