O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu com firmeza às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que acusou o Brasil de perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e descreveu a situação como“ terrível” o tratamento que Bolsonaro recebe no país.
Nesta segunda-feira (7), Lula reforçou que o país possui instituições sólidas e independentes, e que a Justiça brasileira atua com autonomia. “ A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, declarou o presidente.
A reação aconteceu após Trump usar as redes sociais para criticar o tratamento dado ao ex-presidente Bolsonaro, atualmente investigado por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. No texto, Trump defendeu o aliado político, chamou as investigações de injustas e disse que o ex-presidente brasileiro está sendo alvo de perseguição por motivos políticos.
Lula evitou citar diretamente Trump, mas sua resposta foi interpretada como um recado claro ao ex-líder norte-americano. A fala reforça o compromisso do governo com o Estado Democrático de Direito e a condução das investigações conforme os ritos legais.