Pernambucano no topo: Jovem de Cupira conquista vaga de engenheiro na Embraer, além de mestrado e doutorado pelo ITA
A cidade do jovem fica no agreste de Pernambuco
31/10/2025
Foto: Divulgação

Partindo do Agreste pernambucano, o jovem cupirense Ermerson Moura, com apenas 29 anos, conseguiu realizar o feito de se tornar engenheiro da Embraer, empresa brasileira que é uma das líderes mundiais da indústria aeroespacial.

A caminhada de Ermerson não foi fácil, ele teve que vencer muitas barreiras e superar muitas dificuldades para realizar seu sonho. Ele conta que foi muito desacreditado, que quando falava do sonho de ir para o ITA e trabalhar na Embraer, muitos riram dele.

Emerson conta que nunca pensou em desistir, que batalhou muito para alcançar seus objetivos, que teve muitas noites mal dormidas e que precisou assumir uma rotina intensa de estudos, com muita dedicação e consistência. Como fruto do seu esforço e dedicação, hoje, Emerson comemora a conquista de integrar o time de engenheiros da Embraer, um dos orgulhos nacionais.

E, com apenas 29 anos, Emerson soma ao currículo um Mestrado em Propulsão Nuclear Espacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde recebeu o Prêmio Cecchini de Melhor Dissertação do ITA em 2021, entre todos os programas de pós-graduação da instituição. Concluiu também o Doutorado em Hipersônica pelo ITA, com pesquisas voltadas a veículos hipersônicos e sistemas avançados de propulsão, tendo artigos publicados em periódicos internacionais de alto impacto, com destaque para a Aerospace Science and Technology.

E desde 2022, atua como Engenheiro de Leis de Controle de Voo na Embraer Defesa & Segurança, contribuindo para programas estratégicos da aviação militar brasileira. Atua no time de leis de controle do cargueiro multimissão KC-390 Millennium, além de ter atuado no programa do caça F-39 Gripen, proveniente do acordo de transferência tecnológica entre a Embraer e a Saab. Ele também possui quatro especializações nas áreas de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, Engenharia de Software, Engenharia de Manutenção Aeronáutica (PUC Minas) e Engenharia Mecânica com ênfase em Térmica e Fluidos.