Prefeitura de Caruaru promove vacinação noturna contra Influenza e HPV na Via Parque nos dias 1º e 2 de julho
Imunizantes estarão disponíveis das 17h às 20h. Para se vacinar, é necessário apresentar documentos pessoais e a caderneta de vacinação
01/07/2025
Foto: PMC

A Prefeitura de Caruaru, realizará, nos dias 1º e 2 de julho, uma ação especial de vacinação noturna contra a Influenza (gripe) e o Papilomavírus Humano (HPV). A iniciativa acontecerá na Via Parque, no trecho próximo ao Grande Hotel, das 17h às 20h, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos imunizantes e ampliar a cobertura vacinal no município.

Com a chegada do período mais frio do ano e o aumento da circulação de vírus respiratórios, os casos de doenças como gripe, bronquiolite e pneumonia têm crescido em diversas regiões. Crianças pequenas, idosos e pessoas com comorbidades estão entre os grupos mais vulneráveis a essas complicações. A vacinação contra a Influenza é a forma mais eficaz de prevenir essas doenças e evitar internações e óbitos causados por infecções respiratórias.

A vacina contra a Influenza está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, incluindo os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Entre os públicos prioritários estão: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; idosos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde e da educação; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; forças de segurança, salvamento e armadas; caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e dos Correios; adolescentes em medidas socioeducativas (12 a 21 anos); população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.

Também será disponibilizada a vacina contra o HPV, voltada para adolescentes de 9 a 19 anos que ainda não tenham sido imunizados. O HPV é um vírus que infecta a pele e mucosas, podendo causar verrugas genitais e vários tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, ânus, garganta e boca. A imunização precoce é essencial para garantir proteção a longo prazo.

A Secretaria de Saúde reforça que, para receber as vacinas, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, além do CPF ou do Cartão do SUS.